INDISCIPLINA ESCOLAR
Atualmente presenciamos cada vez mais e com maior frequência o alarmante aumento dos casos indisciplina nas escolas, sejam elas públicas ou privadas. Esse é mais um dos inúmeros desafios que os gestores e os demais profissionais da área educação tendem a superar.Na atualidade presenciamos inúmeros casos de indisciplinas nas escolas hoje, sendo que as escolas estão passando por um momento muito delicado uma vez que essa situação tem se agravado gradativamente dificultando muitas vezes o andamento educacional desses alunos e afetando também a comunidade escolar e a sociedade em geral. Diante deste caos, gestores e professores sentem-se impotentes não conseguindo diante de tais situações exercerem o seu papel de autoridade no sistema de ensino.
Indisciplina é algo negativo então se pode dizer que seu conceito só pode ser definido mediante o conceito de disciplina. Para Antunes (2005), o sentido etimológico da palavra disciplina tem a ideia de "educar", "instruir", "aplicar" e fundamentar princípios morais.
Para Vasconcelos (2000), o problema da indisciplina não se limita apenas à escola, mas ele está na sociedade, na família, na escola, funcionários e alunos e não no fato de que os que trabalham no processo educativo quase sempre apontam um culpado como a família que não tem o devido interesse pelo seu filho na escola, o aluno que não tem vontade de aprender e o professor despreparado e descompromissado com a educação.O desrespeito, violência e vandalismo são muitos comuns e se multiplicam entre pais, professores e gestores. E tem sido uma preocupação por parte dos gestores, dos docentes e da comunidade escolar em geral tornando-se assunto nas reuniões de pais e mestres e nos conselhos de classes. Sendo assim é preciso estar consciente de que a escola ensina e a sociedade, sobretudo a família é responsável pela educação. Os pais são os primeiros professores, a família influencia no comportamento e no desenvolvimento social das crianças, sendo assim não se deve transferir nem delegar essa responsabilidade a escola, muito menos ao seu gestor.
Então, a indisciplina escolar é um problema de todos nos e deve ser encarado, sobretudo com muita seriedade a fim de que nossos educadores não tenham receio de entrar em sala de aula.
Comentários
Postar um comentário