Relatório de Estágio Curricular

Atuações do Pedagogo na Instituição Escolar



A instituição tem como Diretora uma professora graduada em estudos sociais, pedagogia administração escolar e especializada em informática na educação e como vice-diretora professoras graduadas pedagogia anos iniciais e especializada em educação ambiental. Educadora Especial formada em educação especial, tendo as seguintes atribuições conforme Regimento Escolar.

A organização pedagógica do estabelecimento de ensino está a cargo da Equipe Diretiva que é responsável pela Direção e Coordenação do trabalho coletivo e tem como funções articular, propor, mediar, operacionalizar e acompanhar o pensar-fazer político-pedagogico administrativo da comunidade escolar  



        Sendo de responsabilidade da diretora, vice-diretora a supervisão pedagógica, conta com três professoras para atenderem os anos iniciais, finais e EJA. A comunidade escolar se faz representar pelo Conselho Escolar e pela Associação de Pais, professores, alunos e funcionários.
       A Coordenação Pedagógica supervisiona o trabalho pedagógico da escola, no sentido de orientar que a filosofia e os objetivos da instituição sejam seguidos. A escola não possui o serviço de uma Orientadora Educacional, sendo assim, o trabalho é feito em conjunto com as pessoas que fazem parte da instituição.

       A Sala de Recursos a escola não tem, sente a necessidade de ter um espaço, mas da um apoio pedagógico aos alunos em processo de inclusão.

       O Corpo Docente da instituição é formado por 31 (trinta e um) professores, sendo que todos possuem graduação plena, vinte com especialização, cinco com mestrado, não tem professor com doutorado.

       Os setores em funcionamento é o laboratório de Informática, Sala de Direção, Sala dos Professores, Secretária.

       O setor que consideramos mais carente e precário foi a Biblioteca, que por este motivo não atende os alunos. A escola não possui uma sala própria para atividades de Educação Especial, sendo assim dificulta todo o processo que se possa vir a ser feito.
                              
       A escola funciona nos turnos da manhã, da tarde e a noite com a EJA, conta um total de 432 sendo que 30 alunos com necessidades especiais,
A escola não possui pré-escola. Os índices de evasão e infrequencia são insignificantes, praticamente nulos.

      “A instituição tem como filosofia”

“Ressignificar valores, através de práticas pedagógicas que possibilitem ao educador desenvolver habilidades que lhe permitam participar ativamente da sociedade.”

      Conforme o PPP a escola possui vários objetivos educacionais entre eles citamos:

      Contribuir para uma sociedade nova, que além da construção do conhecimento deverá vivenciar valores, alicerçados no respeito ao direito de todos os deveres de cada um;
     
       Promover o desenvolvimento de atitudes e interação ao seu meio, com liberdade e responsabilidade, transformando os conhecimentos e adequando o processo educativo as suas necessidades.

       Contribuir para a formação de um cidadão pleno de conhecimentos e valores que permitam a sua integração na sociedade em que vivem.

       A escola enfrenta problemas com indisciplina, sem limites, concentração, falta de motivação, dos alunos por não ter um objetivo de vida. Tenta-se resolver esses problemas com projetos, temas relacionados à cultura local, reuniões com os pais e muito diálogo.  Por todas essas dificuldades a escola constantemente sem falta de um psicólogo, psicopedagoga, fonoaudiólogo, tanto pra os professores como para os alunos.

      Além dos projetos nos quais os pais estão envolvidos, eles vêm na escola sempre que solicitados, entrega de boletins e para outros eventos em geral. O conselho escolar não possui diretamente com os pais, somente no final do trimestre com os professores e supervisão.
                              
       Segundo o autor Líbano (2001, p.123) “o planejamento se concretiza em planos e projetos, tanto da escola e do currículo quanto do ensino. O que se planeja são as atividades de ensino e de aprendizagem, determinadas por uma intencionalidade educativa envolvendo objetivos, valores, atitudes, conteúdos, modos de agir dos educadores que atuam na escola”.

       Na escola a Supervisão Pedagógica e os professores em conjunto elaboram o Projeto Pedagógico e o Regimento Escolar, o Plano de Estudo é feita uma discussão geral, mas cada professor faz o seu com auxilio da Supervisão.

      Para um bom andamento o planejamento das atividades pedagógicas a escola realiza reuniões pedagógicas onde trabalha o planejamento com os professores, reuniões também para discutir os projetos e temas que serão trabalhados por todo o professores em sala de aula e acontecem também, reuniões para a formação continuada dos professores com temas para melhorar a qualidade do ensino.
  
      A escola não segue uma abordagem pedagógica ou tendência especifica, ela é uma mistura de várias.
                              
      A avaliação na escola é um processo contínuo e participativo, diagnóstica e investigativa, considerando tanto aspectos quantitativos como qualitativos, incluindo o domínio de conteúdos, hábitos e atitudes.



CONCLUSÃO


      Conclui-se que o desenvolvimento do estágio, acrescentou muito a nossa formação profissional, porque tivemos o primeiro contato com a gestão da instituição.
      Na instituição escolar fomos bem recebidas, tivemos acesso a documentações e informações necessárias para o reconhecimento da gestão escolar.
      Analisamos o Projeto Político Pedagógico da escola, o Regimento Escolar e o Plano de Estudo, também recebemos orientações da vice-diretora do turno da manhã, a diretora por estar realizando outras atividades não tivemos muito contato com a mesma.
     Observamos também, que a escola é preocupada com a subjetividade dos alunos, falta um pouco mais de organização da escola em alguns aspectos como Biblioteca, sala de Educação Especial, mas faz o possível para que todos tenham acesso às informações.
     O reconhecimento da gestão é apenas o primeiro passo para adquirirmos os conhecimentos necessários para a efetiva prática pedagógica.
      Após a realização deste estágio, podemos observar a importância da atuação do Pedagogo na Instituição Escolar. Conhecemos melhor a organização, e como um Pedagogo pode intervir no processo de gestão administrativa deste lugar.
     Este estágio foi muito importante para a nossa formação acadêmica, ampliou nossos saberes, contribuindo para a nossa futura atuação como Pedagogas.                    
    
    


REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA



LIBANEO, J.C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia. Editora Alternativa, 2001.259p.








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