Relatório de Estágio Curricular
Atuações do Pedagogo na Instituição Escolar
A instituição tem como Diretora uma professora graduada
em estudos sociais, pedagogia administração escolar e especializada em
informática na educação e como vice-diretora professoras graduadas pedagogia
anos iniciais e especializada em educação ambiental. Educadora Especial formada
em educação especial, tendo as seguintes atribuições conforme Regimento
Escolar.
A
organização pedagógica do
estabelecimento de ensino está a cargo da Equipe Diretiva que é responsável
pela Direção e Coordenação do trabalho coletivo e tem como funções articular,
propor, mediar, operacionalizar e acompanhar o pensar-fazer político-pedagogico
administrativo da comunidade escolar
Sendo de responsabilidade da diretora,
vice-diretora a supervisão pedagógica, conta com três professoras para
atenderem os anos iniciais, finais e EJA. A comunidade escolar se faz
representar pelo Conselho Escolar e pela Associação de Pais, professores,
alunos e funcionários.
A Coordenação Pedagógica supervisiona o
trabalho pedagógico da escola, no sentido de orientar que a filosofia e os
objetivos da instituição sejam seguidos. A escola não possui o serviço de uma
Orientadora Educacional, sendo assim, o trabalho é feito em conjunto com as
pessoas que fazem parte da instituição.
A Sala de Recursos a escola não tem,
sente a necessidade de ter um espaço, mas da um apoio pedagógico aos alunos em
processo de inclusão.
O Corpo Docente da instituição é formado
por 31 (trinta e um) professores, sendo que todos possuem graduação plena,
vinte com especialização, cinco com mestrado, não tem professor com doutorado.
Os setores em funcionamento é o
laboratório de Informática, Sala de Direção, Sala dos Professores, Secretária.
O setor que consideramos mais carente e
precário foi a Biblioteca, que por este motivo não atende os alunos. A escola
não possui uma sala própria para atividades de Educação Especial, sendo assim
dificulta todo o processo que se possa vir a ser feito.
A escola funciona nos turnos da manhã,
da tarde e a noite com a EJA, conta um total de 432 sendo que 30 alunos com necessidades
especiais,
A
escola não possui pré-escola. Os índices de evasão e infrequencia são
insignificantes, praticamente nulos.
“A instituição tem como filosofia”
“Ressignificar
valores, através de práticas pedagógicas que possibilitem ao educador
desenvolver habilidades que lhe permitam participar ativamente da sociedade.”
Conforme o PPP a escola possui vários
objetivos educacionais entre eles citamos:
Contribuir para uma sociedade nova, que
além da construção do conhecimento deverá vivenciar valores, alicerçados no
respeito ao direito de todos os deveres de cada um;
Promover o desenvolvimento de atitudes e
interação ao seu meio, com liberdade e responsabilidade, transformando os
conhecimentos e adequando o processo educativo as suas necessidades.
Contribuir para a formação de um cidadão
pleno de conhecimentos e valores que permitam a sua integração na sociedade em
que vivem.
A escola enfrenta problemas com
indisciplina, sem limites, concentração, falta de motivação, dos alunos por não
ter um objetivo de vida. Tenta-se resolver esses problemas com projetos, temas
relacionados à cultura local, reuniões com os pais e muito diálogo. Por todas essas dificuldades a escola
constantemente sem falta de um psicólogo, psicopedagoga, fonoaudiólogo, tanto
pra os professores como para os alunos.
Além dos projetos nos quais os pais estão
envolvidos, eles vêm na escola sempre que solicitados, entrega de boletins e
para outros eventos em geral.
O conselho escolar não possui diretamente com os pais,
somente no final do trimestre com os professores e supervisão.
Segundo o autor Líbano (2001, p.123) “o
planejamento se concretiza em planos e projetos, tanto da escola e do currículo
quanto do ensino. O que se planeja são as atividades de ensino e de
aprendizagem, determinadas por uma intencionalidade educativa envolvendo
objetivos, valores, atitudes, conteúdos, modos de agir dos educadores que atuam
na escola”.
Na escola a Supervisão Pedagógica e os
professores em conjunto elaboram o Projeto Pedagógico e o Regimento Escolar, o
Plano de Estudo é feita uma discussão geral, mas cada professor faz o seu com
auxilio da Supervisão.
Para um bom andamento o planejamento das
atividades pedagógicas a escola realiza reuniões pedagógicas onde trabalha o
planejamento com os professores, reuniões também para discutir os projetos e
temas que serão trabalhados por todo o professores em sala de aula e acontecem
também, reuniões para a formação continuada dos professores com temas para
melhorar a qualidade do ensino.
A escola não segue uma abordagem
pedagógica ou tendência especifica, ela é uma mistura de várias.
A avaliação na escola é um processo
contínuo e participativo, diagnóstica e investigativa, considerando tanto
aspectos quantitativos como qualitativos, incluindo o domínio de conteúdos,
hábitos e atitudes.
CONCLUSÃO
Conclui-se que o desenvolvimento do
estágio, acrescentou muito a nossa formação profissional, porque tivemos o
primeiro contato com a gestão da instituição.
Na instituição escolar fomos bem
recebidas, tivemos acesso a documentações e informações necessárias para o
reconhecimento da gestão escolar.
Analisamos o Projeto Político Pedagógico
da escola, o Regimento Escolar e o Plano de Estudo, também recebemos
orientações da vice-diretora do turno da manhã, a diretora por estar realizando
outras atividades não tivemos muito contato com a mesma.
Observamos também, que a escola é preocupada
com a subjetividade dos alunos, falta um pouco mais de organização da escola em
alguns aspectos como Biblioteca, sala de Educação Especial, mas faz o possível
para que todos tenham acesso às informações.
O reconhecimento da gestão é apenas o
primeiro passo para adquirirmos os conhecimentos necessários para a efetiva
prática pedagógica.
Após a realização deste estágio, podemos
observar a importância da atuação do Pedagogo na Instituição Escolar. Conhecemos
melhor a organização, e como um Pedagogo pode intervir no processo de gestão
administrativa deste lugar.
Este estágio foi muito importante para a
nossa formação acadêmica, ampliou nossos saberes, contribuindo para a nossa
futura atuação como Pedagogas.
REFERENCIA
BIBLIOGRÁFICA
LIBANEO,
J.C. Organização e gestão da escola: teoria
e prática. Goiânia. Editora Alternativa, 2001.259p.
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