CONTEXTUALIZAÇÃO E CONCEITUALIZAÇÃO DA FERRAMENTA DIGITAL BLOG


Atualmente presenciou-se uma invasão de ferramentas digitais na rede mundial de computadores. A Internet é uma rede mundial que interliga milhares de computadores em todo o universo, sendo assim tornou-se uma forma simples e fácil de comunicação, de socialização enfim, uma maneira ágil que as tecnologias nos proporcionam de compartilhar diferentes formas e conteúdos bem como participar ativamente de suas construções. A aplicação da Internet possui inúmeros fins como, por exemplo: entretenimento (jogos, vídeos, sons), educação (cursos á distância), comunicação (troca de informações), marketing (apresentação de produtos e serviços), entre outras vantagens. Sendo assim quando estamos conectados a Internet possuímos o mundo ao nosso alcance pelas mais diversas opções de uso que ela nos proporciona. O aumento de informações e sua rapidez com que é divulgada se devem ao surgimento da internet, possibilitando que cada internauta torne-se um autor presente na web pelas suas criações individuais ou coletivas.
Uma das principais obras da Internet, que tem enorme destaque desde sua criação, e que está presente há mais tempo é o blog, que no seu início quando foi criado, nos anos 90 por Jorn Barger[1], era visto apenas como diário virtual, onde as pessoas o utilizavam apenas como algo recreativo. Com o passar dos anos essa ferramenta deixou de ser apenas uma diversão e passou a ser vista como ferramenta de auxílio para profissionais de inúmeras áreas, inclusive na educação. Cada dia que passa as tecnologias digitais estão ganhando mais espaço, são os celulares de última geração, televisões, iPhones, iPods, tablets, computadores com inúmeros programas. Os blogs e as redes sociais são exemplos de tecnologias interativas disponíveis na Web 2.0.

A Web 2.0, caracteriza-se por possibilidades tecnológicas que incluem a execução de muitas aplicações a partir do provedor, sem a necessidade de que fiquem na máquina do usuário, a possibilidade de interferência dos usuários nos conteúdos que estão na rede, possibilitando uma criação coletiva (como os blogs e wikis), a ploriferação de bancos de dados e a ampliação da reusabilidade e da simplicidade Tori (2010) apud (FREDRIC, 2011, p.148).


Então, a Web 2.0 possibilita que o seu usuário interaja, crie, participe ativamente em blogs e redes sociais como, por exemplo, o Orkut, Facebook,  MySpace, Hi5, Twitter .
Uma das primeiras ferramentas da Web 2.0 é o blog que é objeto de estudo deste Trabalho Final de Graduação I.
Por sua vez os blogs formam uma teia que no mundo virtual, chamamos de blogosfera, ou seja, o universo dos blogs ou a comunidade de blogs como também pode ser chamada no meio virtual, onde os blogueiros (pessoa que se dedica a blogar) podem interagir entre si bem como linkar uns aos outros.
A principal característica da blogosfera é a interação entre os diversos espaços, pois em cada blog existe uma lista com links, para outros blogs, esses por sua vez são indicados pelo autor do blog, mas essa lista de links pode ser gerada automaticamente pelo próprio blog, porém são utilizados critérios no blog pra que esta lista apareça automaticamente. Os mais comuns são mostrar os blogs mais visitados ou então os atualizados mais recentemente.
Sendo assim, a blogosfera é um universo de informações e os blogs por sua vez estão ligados a esse universo com capacidade de fazer com que as pessoas que os usam enviem e compartilhem informações entre si.
Segundo Mota (2008, p. 35), o século XX foi marcado pela expansão e avanço das tecnologias.
O blog é uma ferramenta fácil de ser criada, existem inúmeros serviços na web que o disponibilizam como, por exemplo, o blogger (www.blogger.com), oferecido pelo navegador de internet Google, que é o mais conhecido atualmente, e é muito simples de ser utilizado e acima de tudo é uma ferramenta gratuita.
Para Silva (2008, p.4), o blog é uma publicação na forma de uma página da web, atualizada, frequentemente, composta por blocos de textos, chamados posts e apresentados por ordem cronológica inversa, onde o texto mais recente aparece em primeiro lugar. O blog possui vários elementos, e que para ilustrá-los serão utilizadas imagens de um blog que foi criado na disciplina de Ludicidade Digital, no curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano.
Então, os elementos que aparecem no design do Blog são os seguintes: cabeçalho, onde geralmente fica o título do blog; capa exterior: é a área total da postagem e onde ficam as colunas; capa principal,  ou seja, a coluna de posts (postar); é a coluna, e quando se insere uma nova coluna chama-se de nova barra lateral; . rodapé do blog.

Outro elemento do blog  é o design (editar HTML)  nem sempre aparece, mas tem a finalidade de definir as características do fundo dos elementos HTML (Hyper Text Markup Language-Linguagem de Marcação de Hipertexto) é a linguagem usada para criar arquivos para serem visualizados na Web, com ela é possível criar documentos que podem ser lidos em qualquer computador e transmitidos pela Internet.


Sendo assim o blog pode ser personalizado. Pode-se então, mudar todo seu design, o plano de fundo, layout, a cor e tamanho da fonte, seus vídeos, suas fotos, adicionar aplicativos, enfim, o blog pode ser formatado de diversas maneiras.Por fim, o corpo do blog.

Os blogs são páginas de fáceis edição e publicação, as informações (post), tornam-se o elemento principal dos blogs, que democraticamente vem possibilitando a todos publicar na internet, como também permitem uma concentração mais ampla por parte do aluno no sentido da elaboração de conteúdos, multiplicando assim o leque de opções ao referir-se em levar os conteúdos à rede estabelecendo um pacto de leitura (MERCADO, 2008, p.257).


Essa ferramenta da Web 2.0 pode ser pessoal ou coletiva, também pode ser aberta a uma comunidade ou fechada, onde podem ser discutidos temas específicos ou apenas de interesse dos participantes. Nele podem se inserir vídeos, animações, fotos. Os textos podem ser formatados de acordo com o gosto de quem os posta.

O blog não é uma ferramenta apenas do momento, não é um fenômeno transitório, seu uso só tem a aumentar já que é notável o crescente uso desde o seu nascimento, é algo que veio para ficar e contribuir com as tecnologias de informação e comunicação aliado ao trabalho docente.



[1] Jorn Barger (Ohio, 195) foi o editor do blog original e concebeu o termo weblog. É considerado o primeiro blogueiro da história.

Comentários

  1. Muito bom o blog,ta de parabéns,da até gosto de ver blog assim,vou recomendar para alguns amigos meus como estou recomendando o www.detetive-particular.com que é muito bom tb que estou usando na minha empresa,parabéns abraços!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A importância de estimular a coordenação motora ampla e fina.

Plano de aula sobre Educação Fiscal

A jovem pesquisa educacional brasileira