Plano de aula sobre Educação Fiscal
PLANO
DE AULA:
1.DADOS
DE INDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA: Escola Municipal de
Ensino Fundamental Júlio do Canto
PROFESSORA: Darlin Suziane
Castilhos dos Santos
TELEFONE DA PROFESSORA:
E-MAIL DA PROFESSORA:
darlincastilhos@hotmail.com
TURMA: 5º ano
Nº DE ALUNOS: 20
DISCIPLINAS: Matemática e
Língua Portuguesa
OBJETIVOS:
- Interpretar os
números decimais e representa-los de diferentes formas;
- Efetuar cálculos
e resolver problemas envolvendo números decimais, incluindo temas
relacionados a educação fiscal;
- Proporcionar aos
alunos informações sobre educação fiscal.
CONTEÚDOS:
1º Momento:
- Solicitar que
cada aluno leve para a sala de aula uma conta de luz.
2º Momento:
- Conversar com os
alunos sobre os diferentes tipos de impostos e após explicar o que são impostos:
ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) De competência estadual, incide sobre a circulação de produtos. Na compra do leite no supermercado, por exemplo, o tributo é recolhido, já que o produto foi transportado até o local. O valor está incluído no preço.
COSIP Contribuição de Serviços de Iluminação Pública, varia de acordo com o município.
COFINS Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social Cobrada pela União sobre o faturamento das empresas, se destina ao financiamento da saúde, previdência e assistência social.
3º Momento:
- Analisar uma
conta de luz e após calcular quanto de imposto foi pago.
Exemplo:
Dados de faturamento:
Consumo
Valor em R$
241kWh
115,64
ICMS
33,63
COSIP
14,20
PIS/COFINS
7,68
TOTAL
171,15
- Exemplo:
Calculo pela adição( só os
impostos): R$ 33,63 + R$ 14,20 + R$ 7,68 = R$ 55,51
• Cálculo pela
subtração (o total a pagar
subtraído dos impostos):
R$ 171,15 – R$ 55,51 = R$ 115, 64
• Cálculo pela multiplicação (a
próxima atividade será multiplicar o valor real do consumo, sabendo que 1kwh custa R$ 0,479834):
Logo: 0,479834 x 241 = R$ 115,64
4º Momento:
Apresentação do seguinte vídeo:
5º Momento:
Solicitar que os alunos façam uma pequena redação sobre
os impostos no Brasil.
AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará em todos os momentos, se o aluno
entendeu e se participou das atividades propostas.
BIOGRAFIA:
BRASIL. Ministério da Fazenda. A Escola de Administração Fazendária.Programa
Nacional de Educação
Fiscal. PNEF. Função Social dos Tributos. Caderno Temático 3.3. ed. rev. e atual. Brasília: ESAF, 2008.
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