Plano de aula sobre Educação Fiscal

PLANO DE AULA:
1.DADOS DE INDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto
PROFESSORA: Darlin Suziane Castilhos dos Santos
TELEFONE DA PROFESSORA:
E-MAIL DA PROFESSORA: darlincastilhos@hotmail.com
TURMA: 5º ano
Nº DE ALUNOS: 20
DISCIPLINAS: Matemática e Língua Portuguesa
OBJETIVOS:
  • Interpretar os números decimais e representa-los de diferentes formas;
  • Efetuar cálculos e resolver problemas envolvendo números decimais, incluindo temas relacionados a educação fiscal;
  • Proporcionar aos alunos informações sobre educação fiscal.

CONTEÚDOS:
1º Momento:
  • Solicitar que cada aluno leve para a sala de aula uma conta de luz.

2º Momento:
  • Conversar com os alunos sobre os diferentes tipos de impostos e após explicar o que são impostos:
ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) ­ De competência estadual, incide sobre a circulação de produtos. Na compra do leite no supermercado, por exemplo, o tributo é recolhido, já que o produto foi transportado até o   local. O valor está incluído no preço.
COSIP  Contribuição de Serviços de Iluminação Pública, varia de acordo com o município.
COFINS ­ Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social ­ Cobrada pela União sobre o faturamento das empresas, se destina ao financiamento da saúde, previdência e assistência social.
3º Momento:
  • Analisar uma conta de luz e após calcular quanto de imposto foi pago.
Exemplo:
Dados de faturamento:
Consumo          Valor em R$
241kWh             115,64
ICMS                  33,63
COSIP               14,20
PIS/COFINS       7,68
TOTAL                171,15
  • Exemplo:
Calculo pela adição( só os impostos): R$ 33,63 + R$ 14,20 + R$ 7,68 = R$ 55,51
• Cálculo  pela  subtração  (o   total     a   pagar   subtraído   dos impostos):
R$ 171,15 – R$ 55,51 = R$ 115, 64
• Cálculo  pela  multiplicação  (a  próxima   atividade     será multiplicar  o valor real do consumo, sabendo que 1kwh custa     R$ 0,479834):
Logo: 0,479834 x 241 = R$ 115,64

4º Momento:
Apresentação do seguinte vídeo:

5º Momento:
Solicitar que os alunos façam uma pequena redação sobre os impostos no Brasil.

AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará em todos os momentos, se o aluno entendeu e se participou das atividades propostas.

BIOGRAFIA:

BRASIL. Ministério da Fazenda. A Escola de Administração Fazendária.Programa Nacional   de   Educação   Fiscal. PNEF. Função Social dos Tributos.  Caderno Temático 3.3. ed. rev. e atual. Brasília: ESAF, 2008.

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