Considerações sobre currículo
O currículo escolar ainda é visto por
muitos gestores e professores como apenas uma lista de conteúdo a serem
transmitidos no decorrer do ano letivo porém, ele é muito mais pois, compreende
todas as atividades desenvolvidas no ambiente escolar bem como as experiências
diárias dos educandos. Deve atender as necessidades de todos e acima de tudo ser
dinâmico, sendo que no mundo globalizado em que vivemos e com o auxílio das
inúmeras tecnologias é possível que o currículo seja elaborado de forma a
propiciar uma educação de melhor qualidade tornando as aulas mais criativas e
interessantes.
O currículo é instrumento cultural e
social, então engloba muito mais do que as disciplinas a serem abordadas
implica, conhecimentos diários da vida cotidiana de cada aluno. Ele é elaborado
para atender as necessidades da comunidade.
O PPP independente de Educação Infantil,
Ensino Fundamental ou Médio é o documento em que norteia o trabalho a ser
realizado pelos docentes bem como o planejamento e organização escolar. Deve
ser dinâmico, participativo e democrático, daí a importância da equipe gestora
estar aberta a participação da comunidade na elaboração do PPP.
"O projeto pedagógico é a alma da
escola. E só poderá ser motivador para todos os integrantes da comunidade
escolar caso sua elaboração decorra de um processo realmente participativo. E
sendo assim, a gestão do desenvolvimento desse projeto, para dar certo, só pode
ser feita de forma coletiva, com repartição de responsabilidades e decisões do
grupo. Não cabe mais a idéia de um gestor ou diretor onipotente, detentor
exclusivo da autoridade pedagógica e administrativa na escola. Mas cuidado:
isto não significa que não seja necessária a existência de um gestor executivo
eficiente, líder de processos e estimulador das iniciativas."(MARTINS,
2003, p.62).
A comunidade escolar deve participar da
elaboração do Currículo e do Projeto Político Pedagógico juntamente com todos
os membros da escola, e a equipe diretiva deve estar aberta a dialogar com
todos os envolvidos aos interesses da instituição de ensino.
Referencias:
MARTINS, Ricardo C. de Rezende.Dez questões
sobre autonomia escolar: algumas respostas e muitos desafios.Série documentos:
Gestão Escolar. PRADEM - Salvador: UFBA, FCM, Fundação FORD, 2003,98p.
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