Considerações sobre currículo

O currículo escolar ainda é visto por muitos gestores e professores como apenas uma lista de conteúdo a serem transmitidos no decorrer do ano letivo porém, ele é muito mais pois, compreende todas as atividades desenvolvidas no ambiente escolar bem como as experiências diárias dos educandos. Deve atender as necessidades de todos e acima de tudo ser dinâmico, sendo que no mundo globalizado em que vivemos e com o auxílio das inúmeras tecnologias é possível que o currículo seja elaborado de forma a propiciar uma educação de melhor qualidade tornando as aulas mais criativas e interessantes.
O currículo é instrumento cultural e social, então engloba muito mais do que as disciplinas a serem abordadas implica, conhecimentos diários da vida cotidiana de cada aluno. Ele é elaborado para atender as necessidades da comunidade.

O PPP independente de Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Médio é o documento em que norteia o trabalho a ser realizado pelos docentes bem como o planejamento e organização escolar. Deve ser dinâmico, participativo e democrático, daí a importância da equipe gestora estar aberta a participação da comunidade na elaboração do PPP.
"O projeto pedagógico é a alma da escola. E só poderá ser motivador para todos os integrantes da comunidade escolar caso sua elaboração decorra de um processo realmente participativo. E sendo assim, a gestão do desenvolvimento desse projeto, para dar certo, só pode ser feita de forma coletiva, com repartição de responsabilidades e decisões do grupo. Não cabe mais a idéia de um gestor ou diretor onipotente, detentor exclusivo da autoridade pedagógica e administrativa na escola. Mas cuidado: isto não significa que não seja necessária a existência de um gestor executivo eficiente, líder de processos e estimulador das iniciativas."(MARTINS, 2003, p.62).

A comunidade escolar deve participar da elaboração do Currículo e do Projeto Político Pedagógico juntamente com todos os membros da escola, e a equipe diretiva deve estar aberta a dialogar com todos os envolvidos aos interesses da instituição de ensino.


Referencias:

MARTINS, Ricardo C. de Rezende.Dez questões sobre autonomia escolar: algumas respostas e muitos desafios.Série documentos: Gestão Escolar. PRADEM - Salvador: UFBA, FCM, Fundação FORD, 2003,98p.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância de estimular a coordenação motora ampla e fina.

A jovem pesquisa educacional brasileira