BLOG COMO APOIO AO PROFESSOR



As mudanças chegaram às salas de aula e as tecnologias se tornaram algo cotidiano para os alunos desde bem pequenos. Esses alunos estão nascendo na era da comunicação e informação, ou seja, na era digital, tornando-se, assim, nativos digitais, ou seja, estão nascendo e crescendo com as tecnologias digitais presentes no decorrer de suas vidas, possibilitando obter um aprendizado diferente do que se tinha antigamente.
As crianças de hoje começam a usar o computador e seus aplicativos cada vez mais precocemente, pois convivem com as tecnologias desde que nascem – em meio à modernidade presenciada. Isso se torna cada vez mais frequente, tornando-os, assim, nativos digitais. Cabe aos pais e aos educadores aprender a conviver com essa geração e tirar proveito do que ela oferece.
 O Blog é um recurso digital que só tem a somar na sala de aula, uma vez que torna o aluno capaz de enfrentar a crescente e fortalecida sociedade informatizada.
Na educação, percebe-se notavelmente o crescimento de professores que se tornam adeptos da ferramenta Blog, expondo suas ideias e divulgando suas atividades. Daí a relação de troca de experiências entre professores, o que possibilita aos docentes terem a sua disposição subsídios capazes de tornar suas aulas diversificadas, instigando os alunos a buscarem informações e conhecimentos.
Ao utilizar o Blog, o professor poderá interagir com outros professores e com seus alunos, trocando experiências, atividades e técnicas de aprendizagem e melhorando seus métodos de ensino, além de proporcionar a criação de uma comunidade virtual.
 A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos (MORAN, 2001, p. 36).

O professor que utiliza o Blog em suas aulas, com certeza torná-las mais atraentes e interessantes, além de lúdica e criativa, despertando um maior interesse de seus alunos por essas aulas, por serem diferenciadas.
Acredita-se que as tecnologias proporcionem um diferencial no processo educativo. Perrenould (2000) diz que a vivência e a familiaridade com instrumentos tecnológicos podem trazer um diferencial no processo de formação dos alunos. Isso pode ser um fator positivo, já que a realidade moderna demanda, como uma das competências básicas, a capacidade de lidar com artefatos tecnológicos.


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