Este blog tem como objetivo trazer ao seu leitor diversos assunto a respeito da área educacional. Nele o leitor também encontrará sugestões de atividades para educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.
A coordenação motora na criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente, no simples ato de pegar um brinquedo a criança está desenvolvendo a sua motricidade. Trabalhar a motricidade tanto fina como ampla é algo muito importante em todos os níveis da Educação Infantil, o desenvolvimento motor é um processo seqüencial e contínuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica. O educador deve trabalhar a motricidade porque é algo fundamental para os demais níveis, e por ser fundamental no processo da escrita. A Coordenação motora é a capacidade que temos de coordenar os movimentos decorrentes da interação entre o cérebro e as unidades motoras dos músculos e articulações. É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos. Então, é necessário que seja disponibilizado para as crianças materia...
PLANO DE AULA: 1.DADOS DE INDENTIFICAÇÃO: ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto PROFESSORA: Darlin Suziane Castilhos dos Santos TELEFONE DA PROFESSORA: E-MAIL DA PROFESSORA: darlincastilhos@hotmail.com TURMA: 5º ano Nº DE ALUNOS: 20 DISCIPLINAS: Matemática e Língua Portuguesa OBJETIVOS: Interpretar os números decimais e representa-los de diferentes formas; Efetuar cálculos e resolver problemas envolvendo números decimais, incluindo temas relacionados a educação fiscal; Proporcionar aos alunos informações sobre educação fiscal. CONTEÚDOS: 1º Momento: Solicitar que cada aluno leve para a sala de aula uma conta de luz. 2º Momento: Conversar com os alunos sobre os diferentes tipos de impostos e após explicar o que são impostos: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) De competência estadual, inc...
O desenvolvimento emocional da criança passa pela escola e pela família, se evidenciando nas relações estabelecidas entre professor-aluno, aluno-aluno e também família-escola. Pois, acredito que na escola a criança reproduz o que presencia em casa, se em casa ela é tratada com carinho na escola irá demostrar carinho pelas pessoas com quem interage e convive diariamente. Também só demostrará atos de carinho e de cordialidade se assim for tratado, pois, geralmente as crianças demostram quando não tem empatia pela pessoa. Algo que varia de criança para criança, sendo que cada pessoa possui uma personalidade própria, segundo Wallon, a escola tem como função desenvolver a personalidade da criança. Para o autor, a escola deveria ser em tempo integral, para possibilitar a formação do caráter e também proporcionar uma formação profissional. Atualmente muitas escolas já atuam em tempo integral, mas com objetivos diferentes dos pressupostos de Wallon, hoje muitas escolas propiciam ensino integr...
Comentários
Postar um comentário