Este blog tem como objetivo trazer ao seu leitor diversos assunto a respeito da área educacional. Nele o leitor também encontrará sugestões de atividades para educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.
PLANO DE AULA: 1.DADOS DE INDENTIFICAÇÃO: ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto PROFESSORA: Darlin Suziane Castilhos dos Santos TELEFONE DA PROFESSORA: E-MAIL DA PROFESSORA: darlincastilhos@hotmail.com TURMA: 5º ano Nº DE ALUNOS: 20 DISCIPLINAS: Matemática e Língua Portuguesa OBJETIVOS: Interpretar os números decimais e representa-los de diferentes formas; Efetuar cálculos e resolver problemas envolvendo números decimais, incluindo temas relacionados a educação fiscal; Proporcionar aos alunos informações sobre educação fiscal. CONTEÚDOS: 1º Momento: Solicitar que cada aluno leve para a sala de aula uma conta de luz. 2º Momento: Conversar com os alunos sobre os diferentes tipos de impostos e após explicar o que são impostos: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) De competência estadual, incide sobre a circulação de produtos. Na compra do leite no supermercad
A coordenação motora na criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente, no simples ato de pegar um brinquedo a criança está desenvolvendo a sua motricidade. Trabalhar a motricidade tanto fina como ampla é algo muito importante em todos os níveis da Educação Infantil, o desenvolvimento motor é um processo seqüencial e contínuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica. O educador deve trabalhar a motricidade porque é algo fundamental para os demais níveis, e por ser fundamental no processo da escrita. A Coordenação motora é a capacidade que temos de coordenar os movimentos decorrentes da interação entre o cérebro e as unidades motoras dos músculos e articulações. É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos. Então, é necessário que seja disponibilizado para as crianças materia
Texto inscrito por Marli André, professora do programa de Pós-Graduação em Educação, lançado na Revista Diálogo Educacional da PUCPR, entre setembro e dezembro de 2006. O texto nos apresenta momentos históricos da pesquisa educacional brasileira que teve início com a criação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, posteriormente foi criado o Centro Brasileiro e os Centros Regionais de Pesquisa e ainda na década de 70 começam a serem criados os Cursos de Pós Graduação. A autora ainda menciona em seu texto a falta de qualidade dos trabalhos científicos produzidos no país. O objetivo do texto é focalizar alguns momentos da história da pesquisa educacional brasileira como: o nascimento induzido da pesquisa, a conquista da maioridade com a criação dos cursos de pós- graduação e o momento atual decrescimento e dos questionamentos sobre a qualidade da pesquisa. No primeiro capítulo do texto que tem como título, os anos iniciais- nascimento induzido, Marli André nos trá
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